sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Até um dia destes.......

Vou tentar colocar nesta mensagem, com muitas ou poucas palavras o que senti desde a notícia transmitida pela professora Maria João Gomes sobre a criação de um blogue até hoje, dia do seu encerramento.
Estava eu na primeira aula de Educação a Distância e e-Learning, onde a professora nos dava a conhecer o programa da unidade curricular e como iriamos ser avaliados à mesma, quando reparei no tópico “Elaboração de um e-portofólio individual”. Um Blogue, pensei logo, Meu Deus, vou ter de criar um! Logo eu, que sempre fui contra eles!!!! Virei-me para a Ana e em pânico pedi-lhe que em duas pinceladas me explicasse para que serviam e como se criavam. Gentilmente, criou-me o meu primeiro blogue, que baptizei com o nome “Inova Ensinando a Distância”. E explicou-me, mostrando-me o que ela criara para partilhar conteúdos e ideias com os seus alunos. Apercebi-me que os miúdos comentam e gostam de visitar o blogue, coisa que eu não fazia ideia.
Mais tarde em casa, comecei à procura de blogues. Bem! Existem sobre tudo e todos, tendo, cada um deles, seguidores sedentos de novas postagens. Até me ri! Como andava à margem desta ferramenta e que ideia errada fazia dela.
A fase seguinte ao nascimento é ver a criança tornar-se adulta, neste caso, ver o meu blogue crescer. Para isso tinha de colocar mensagens. E como o fazer? A primeira notícia foi colocada no início de Janeiro. Não posso afirmar que foi tudo falta de tempo, foi mesmo falta de coragem para o fazer. E foi a razão principal para não abrir o blogue a todos os leitores. Assim, se escrevesse algo errado só o meu grupo e a professora veriam. Hoje acho que fiz mal, porque não tive feedback dos outros colegas de mestrado e por essa razão também não tive coragem de lhes fazer comentários e sou sincera, só os comecei a ver na última semana de aulas. Mas fiz alguns comentários, nos dos colegas de grupo. Diverti-me imenso a ler algumas mensagens, desde a experiência do Armando Damião com as gerações de EaD, que me fez pensar imenso na tele escola, que agora confesso que sei o que é e em que consistiu, porque quando era pequena, no meu prédio, vivia uma professora primária, que durante alguns anos deu aulas na tele escola. E agora é que se vão rir: eu pensava que ela era famosa, porque trabalhava na televisão e dava aulas através da televisão para meninos que moravam longe. Que totó que eu era, afinal a minha vizinha não era famosa, simplesmente tomava conta dos miúdos enquanto ouviam e viam a aula e depois orientava-os nas suas tarefas.
Depois do nascimento, a minha criança tinha de ser alimentada, não bastava colocar a mensagem de início, tinha de ter mais coisas, um fundo adequado, que demorei horas a acertar e mesmo assim tenho um colega de grupo que não gosta muito dele, mini aplicações com os blogues dos meus colegas de grupo e esta semana, com os blogues dos colegas de turma, vídeos, links, imagens, entre outros. Esta parte foi divertida, partilhar sites de criação de imagens, sites com imagens gratuitas, que para as usarmos só tínhamos de fazer referência aos seus autores, sites para criar bandas desenhadas, morphs, blogues, wikis, webquests, jogos didácticos online e uma infinidade de coisas que me estão a passar em rodapé na cabeça. Foram muitas horas em frente ao teclado, a explicar e a explicarem-me como colocar isto no blogue, como apagar algo que fizemos errado, as tentativas frustradas de gravação das vozes para o nosso videocast, as gargalhadas ouvidas com os resultados, as horas a criar o trabalho perfeito e a curiosidade de ver o produto final, o incentivo que todos davam uns aos outros quando não tínhamos ideias ou não sabíamos o que fazer, as bandas desenhadas criadas online, a escolha das personagens. Isto não se esquece, a partilha de saberes e a construção de conhecimento que consegui realizar com os meus colegas de grupo é imensurável. Com eles tenho vivido uma verdadeira aprendizagem cooperativa e colaborativa. Tantas horas no skype, inumeras mensagens no googledocs, sem contar com os mails, sms, como a professora Maria João referiu na última aula. Tenho a certeza que estes colegas vão ficar no meu coração e serei uma seguidora das suas vidas, porque são e quero que continuem a ser meus amigos.
Aprendi muito sobre educação a distância. Ponderei bastante sobre o que li, adorei a última aula. Visualizar a criatividade e empenho demonstrado pelos meus colegas de mestrado nos temas que escolheram para trabalho de grupo, foi de louvar, desde as bandas desenhadas, o voki, os MovieMakers, a estação de rádio, o mapa mental, com tudo aprendi.
Nesta unidade curricular só fiquei triste com o pouco feedback realizado pela professora Maria João Gomes. Foi pena a professora ter tido tanto trabalho e não ter conseguido comentar os blogues à medida que eles foram amadurecendo, porque muitas vezes me senti desmotivada e pensei em não colocar mais nenhuma mensagem, visto que a professora não ia ler. Mas, até aí aprendi uma lição. Apercebi-me daquilo que os meus alunos pensam quando não lhes respondo aos mails que eles me enviam através da plataforma e respondo-lhes presencialmente, pensando eu que estou a proceder da melhor maneira e afinal, o que eles queriam era só uma confirmação da recepção da mensagem, um simples incentivo.
Para terminar, deixo-vos com um vídeo que visualizo quando estou em baixo. A mim transmite-me que, mesmo a fazer figuras tristes, temos os amigos para estarem ali connosco. Com eles aprendemos, partilhamos, mesmo longe sabemos que eles estão presentes, como no ensino a distância.
Agora é mesmo para concluir. Se fossemos a medir a minha primeira mensagem com esta via-se logo o quanto eu cresci. Deixo-vos com um PowerPoint que o Armando Damião me enviou que penso que explica um pouco o que em todo o tipo de ensino temos de ter: alguém que nos apoie, que nos acompanhe, nos ajude. Sejam Gansos e um bem haja para todos.
Beijos, até um dia destes, Zé
O Voo do Ganso

4 comentários:

  1. Pois, pois... Com que então não eras fã dos blogues...

    O teu trabalho está excepcional: diversidade e qualidade estão de mãos dadas!

    Mais; tenho que agradecer as tuas indicações sobre as ferramentas usadas para 'animar' um qualquer blogue.

    Até ao próximo semestre, com ou sem blogues!

    ResponderEliminar
  2. Fizeste um trabalho excelente. Através do teu blogue tive acesso a informação pertinente e útil.

    Obrigada pelas tuas dicas sobre aplicações "maravilha" para dar cor ao meu blogue.

    Até já...

    ResponderEliminar
  3. Para a grande especialista em aplicações e afins parabéns pelo teu blogue. Gostei muito do teu post de encerramento...genial! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria José!
    Primeiro o meu pedido de desculpas... de facto perante o receio de não conseguir dar feedback a todos ao longo do processo de construção dos bloguefólios optei por não o fazer em nenhum (abro agora uma das poucas excepções).
    As minhas desculpas dirigem-se a todos. :)
    Apesar disso fico contente... aprenderam uns com os outros, aprenderam fazendo, exploraram, leram, reflectiram. Parabéns!

    ResponderEliminar