sábado, 22 de janeiro de 2011

Conceitos e terminologias no domínio da Educação a Distância

Image: renjith krishnan / FreeDigitalPhotos.net
e suporte criado em http://www.glassgiant.com/


São várias as definições encontradas de cada uma destas formas de Educação a Distância, por isso, aqui fica uma pequena reflexão sobre as mesmas:
E-learning – Como refere Gomes (2005: 232) este é um dos modelos de formação a distância e está directamente relacionado à Internet e ao serviço WWW, através dos quais podemos aceder a uma panóplia de informações a partir de qualquer lugar e a qualquer hora, onde a rapidez com que se actualizam e publicam informações é de destacar; associados à possibilidade de existir intervenção e colaboração de aluno e professor na construção de saberes. Paiva, Figueira, Brás & Sá (2004:5) afirmam ainda que “(…) é caracterizado pela separação física entre o professor e o aluno e por um objectivo comum: disponibilizar um conjunto de recursos e técnicas a populações que desejem estudar em regime de auto-aprendizagem.”
Aprenda mais sobre o E-learning visualizando a aula virtual do professor “Zablidoido”, poderá descobrir onde surgiu, quais as suas potencialidades, a quem se dirige, as suas desvantagens, os pilares em que assenta este conceito e muito mais……..




B-learning – Este modelo de formação conjuga o ensino presencial e o online, onde “(…) determinadas unidades de ensino podem ser abordadas presencialmente e outras a distância ou, dentro de uma mesma unidade, certos componentes de uma mesma unidade podem ser explorados em sala de aula (ou laboratório) e outros  podem ser explorados a distância com base nos recursos da Internet/web.” (Gomes, 2005).
Ao visualizar este vídeo poderá descobrir o significado da letra B, tomar conhecimento das diferentes situações em que se pode trabalhar com este tipo de modalidade, encontrar as suas vantagens e desvantagens.


M-learning – modelo de formação A DISTÂNCIA mais recente, recorre a dispositivos móveis (ipad, telemóvel) associados à mobilidade, para se compreender melhor, os alunos podem aprender conteúdos de uma unidade de aprendizagem do seu curso/disciplina ao mesmo tempo que pedalam na sua bicicleta e ouvem a aula no seu MP3.
Saiba mais ao visualizar o diálogo entre estas duas pessoas, onde nos indicam sites para compreender este tipo de ensino, e nos ajudam a entender como é possível construir conhecimento através de uma simples mensagem electrónica. Neste tipo de ensino não é um telemóvel topo de gama que nos fará adquirir saberes, mas sim…..


Referências: 
Gomes, M. J. (2005). E-learning: reflexões em torno do conceito. In P. Dias & C. Freitas (Org.). Actas do Congresso Internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Braga, Centro de Competência da Universidade do Minho, pp. 229-236. Disponível em http://hdl.handle.net/1822/2896. Acedido em 22 Janeiro 2011. 


Paiva, J.; Figueira, C.; Brás, C. & Sá, R. (2004). e-learning: O estado da arte. Disponível online em
http://carlosbras.no.sapo.pt/Sobre_mim__/Art_/e-learning_o_estado_da_arte.pdf. Acedido em 29 Janeiro 2011.

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