quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Portefólios e E-portefólios: o que são?

Image: tungphoto / FreeDigitalPhotos.net

Ouve-se falar nas escolas da sua criação, mas ninguém ao certo sabe o que são. Desde que se determinou, em Diário da República, no Despacho n.º 731/2009 de 7 de Julho, que os professores deveriam obter Certificação em Competências TIC de nível 1, 2 e 3, e que o nível 2 poderia ser obtido através da criação de um e-portefólio, como refere a alínea b) do nº 2 do Artigo 9: —“b) Certificação na sequência da avaliação positiva de portefólio digital que ateste a aprendizagem no domínio pedagógico das TIC, (…) — que muitos professores procuram saber em que consistem, como se criam, como vão ser avaliados e em especial, para que servem os portefólios e os e-portefólios.
A construção de portefólios pode servir para diversos fins, e desempenhar várias funções, no “(…)contexto educacional, o desenvolvimento de portefólios pode constituir uma estratégia de promoção de aprendizagens, um registo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional, um instrumento de avaliação académica dos alunos ou de desempenho profissional dos professores, entre outras (…).” (Gomes & Alves, 2004, p. 3).
Se a sua utilização for encarada como um instrumento de aprendizagem e avaliação, “(…) terá que ser entendida não como controlo, exterior, levada a cabo por peritos externos ao processo, mas como uma dimensão que privilegia a tomada de decisões contribuindo para o progresso e para o desenvolvimento de projectos/cursos(…)” (Gomes, Silva & Silva, 2004, p.2). Deverá conter produções do autor que evidenciem essas aprendizagens, assim como resumos descritivos das fases de produção associadas a imagens, a vídeos pertinentes, e das competências desenvolvidas com a sua criação, para, desta forma, o autor reflectir sobre a sua aprendizagem (metacognição) e melhorar as suas práticas (auto-avaliação).
   A construção de um e-portefólio terá mais vantagens, porque possibilitará a sua consulta em qualquer parte, permitindo a inserção de links para outros trabalhos criados pelo autor. Assim, quem o consulta ficará mais elucidados sobre estratégias e metodologias de ensino utilizadas. Outra vantagem da sua criação on-line é o facto de existir interacção entre pessoas que têm acesso ao e-portefólio, contribuindo e partilhando ideias e reflexões.
Deixo um powerpoint elaborado pelo Centro de Competência em TIC da Escola Superior de Educação de Santarém, sobre portefólios e e-portefólios.



 Portaria n.º 731/2009. Diário da República Série I n.º 129,  de 2009-07-07

Gomes, M. & Alves, A. (2010, Julho). Potencial educativo dos E-Portefólios. E-Curriculum, v.5, n.2, pp. 1-12. Acedido em 14 Janeiro 2011, de http://hdl.handle.net/1822/10922

Gomes M., Silva B. & Silva A. (2004). Avaliação de cursos em e-learning. In Actas da Conferência e-elearning no ensino superior. eLES : eLearning no Ensino Superior, Aveiro: Universidade de Aveiro. Acedido em 16 Janeiro 2011, de http://hdl.handle.net/1822/665

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