sábado, 29 de janeiro de 2011

O papel da avaliação na aprendizagem presencial


Desde que nascemos somos inseridos num processo de avaliação que só terminará no fim dos nossos dias, é a forma que temos de evoluirmos e a possibilidade que a vida nos dá para mudar depois de errar. Mesmo assim, a avaliação sempre foi um assunto que me meteu medo, lembro-me do teste que tive de realizar para acabar a primeira classe na Venezuela e vir para Portugal, os ditados na primária que tinham como recompensa uma reguada por erro, os testes no ciclo e no liceu, o exame de condução, a PGA, os exames de entrada para a faculdade, os exames na faculdade, o meu primeiro emprego, a profissionalização em serviço, e agora o Mestrado.
Como professora tenho que confessar que a parte mais difícil e penosa é a avaliação, nessa semana acabo sempre por emagrecer, porque acho que podia ter feito melhor, mesmo depois de realizar a auto-avaliação e verificar que a avaliação, a maior parte das vezes, é superior às pedidas pelos alunos.
Por isso gostei de visualizar este vídeo, que mostra que avaliar é um processo contínuo, orientado, coerente, onde o aluno tem a possibilidade de evoluir, de errar e assim construir o seu próprio conhecimento; o professor tem a hipótese de alterar as suas metodologias, estratégias para conseguir levar a bom porto as suas práticas pedagógicas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário